Pular para o conteúdo principal

Festival Tomanacara 2 anos



Resenha: xDudux

Fotos: Fernando Gomes e Promos


Várias coisas me impediram de escrever essa resenha antes, a maior delas minha preguiça, mas foda-se, eu não posso me demitir mesmo do Tomanacara hehehe. De início achei o Festival foda, sempre alguns erros a serem consertados no próximo e acertos que continuaremos mantendo, exemplo de acertos manter o alto nível das bandas, até eu mesmo me impressionei com a qualidade das bandas que se apresentaram, principalmente por estar vendo tudo que acontecia com elas no processo de preparação ou falta dela para o Festival, teve banda que nem ensaiou e ficou perfeita, nossa adorei. O público estava razoável, muito pela quantidade de bandas, mas público pagante mesmo, foi horrível, o que não significa que não foi legal por isso, na verdade me divertir nesse show como a tempos não fazia, estava meio cansado da correria dos dias anteriores, mas na hora do primeiro acorde da Mácula eu já estava novo!


Essa era a primeira vez que assistia um show da Mácula, mas Andrei tinha me falando tão bem da banda que tive a necessidade de por a banda para tocar apenas para satisfazer minha curiosidade e sinceramente a banda está em um nível muito elevado, tipo exportação total! Agressiva e coesa, as palhetadas de Debie (Baixo) impressionam pela força ali empregada, além do vocal de Caleb muito bem encaixado nas melódias.

Logo depois a primeira banda do rol das que não ensaiaram e impressionaram: Diante dos Olhos - http://www.myspace.com/diantedosolhos -. Com seu hardcore oldschool melódico, carregado de oitavadas, a banda impressionou por continuar muito boa e pela empolgação de Boy (Baixo), dava para sentir a felicidade dele em está ali tocando e se divertindo que nem muleque, esse tipo de coisa que mantém a chama acesa. Tocaram músicas de todas as fases da banda, inclusive músicas que ainda não foram gravadas.

Saindo um pouco do ramo das distorções, uma grande mesa com pickups e laptop é posta a frente do palco, era a Versu2 - http://www.myspace.com/versu2 - que se organizava pra tocar. Por problemas pessoais Rangel "Blequimobiu" não pode se apresentar com o grupo, foi então que meio que no improviso Robson "Véio" se jogou e segurou bem a onda cantando ao lado de Coscarque e Gug. Show bom e empolgante, no final uma roda de freestyle com Coscarque, Véio e um gringo que estava no show e pediu para rimar ao lado dos caras. No Tomanacara é assim, o público participa ativamente.
Sem muita demora a Mapache Man - http://www.myspace.com/mapacheman - apresentou músicas de sua primeira demo, lançada esse ano, e fez um bom show também, executando covers do Fugazi e do O Inimigo, a banda não foge muito da linha dessas duas bandas, tendo como diferencial as excelentes letras, não que as bandas citadas não tenham boas letras, mas Mapache Man destrói!
Derrube o Muro - http://www.myspace.com/derrubeomuro - falar da própria banda é foda, mas como o esquema aqui é cruzar, correr pra área, fazer o gol e ainda depois comemorar...vamos nessa. Foi um bom show, frio por parte do público, mas bem empolgante pra mim, adorei ver que conseguimos tocar uma música atrás da outra, sem parar, isso mostra que de alguma coisa serviram os ensaios. Bom também foi depois ouvir elogio da galera, tocamos cover do Ratos de Porão, "Asas da Vingaça".

Tocar antes de uma banda como Buster - http://www.myspace.com/0buster0 - é pedir suicídio. A banda é fenomenal e nos colocou no bolso fácil, que melodias lindas de guitarra e que vocal foda!!!Hardcore melódico em um nível que transcende e muito o que é feito aqui. Os caras estão preparando seu primeiro CD e algumas músicas já estão com arranjos novos para esse lançamento, no final a galera pediu o "bis" e eles atenderam tocando um cover do Garage Fuzz, da música "Replace", sempre na tentativa e humildade heheheheh tentativa um caralho, cover ficou foda!


Porra, tocar depois da Buster é tão foda como tocar antes, mas o trio camaçariense The Pivos - http://www.myspace.com/thepivos - não tomou conhecimento e chegou chegando, sem parar tocaram seu repertório, caralho eu perdi o fôlego com esse show, acho que os caras deveriam fazer isso mais vezes, tocar sem descanso!Deixando o público morto e satisfeito após a apresentação. É uma grande merda os caras terem apenas um single, The Pivos é banda pra ter um CD cheio, pois já estão no quilo.



Outro powertrio animal a The Renegades of Punk (SE) - http://www.myspace.com/therenegadesofpunk - mandou seu punkrock cheio de energia e disposição, nem parecia que vinham de outros dois shows e de noites mal dormidas. Foi foda demais o show, acho que pelo menos pra mim foi o melhor show dos três da mini tour, talvez porque eu me divertir mais. Pontos máximos do show: execução dos covers do Rezillos e Cólera; e na hora que tocaram a música própria "As coisas mudam", essa música é perfeita!!!



Vindo das profundezas mais obscuras e escrotas a Homem Meteoro - http://www.myspace.com/homemmeteoro - chocou o sistema já nas primeiras músicas quando Andrei (vocal) derrubou a bateria quase que por completa, só com isso vocês podem imaginar o quão caótica foi a apresentação dos caras, o bagulho foi sinistro. Puro caos e agressividade, aliados, é claro, a uma técnica impecável de Tchanka nas guitarras.




A banda mais bela dessa cidade já estava no palco e sentou o pau a tocar músicas do seu primeiro lançamento, o EP "Pacheco", além de músicas novas, algumas inclusive que já vêm tocando a tempos nos shows, falo da Jonas - http://www.myspace.com/conjuntojonas -. Essa confraria de gatos está em uma nova fase, desde a saída de Marcelo Adam (guitarra), novos arranjos foram feitos em algumas músicas e já que tão mudando a porra toda, nada melhor que gravarem logo para lançar em 2011. O show foi foda, confesso ser um grande apreciador desse roque.



No apagar das luzes, sem quase ninguém, Caio chega diretamente de Aracaju, onde fazia show com sua banda de forró e a NODE estava no palco. Acreditem se quiser, após anos sem tocar, sem ensaiar a banda representou demais!!!Fiquei chocado com aquilo, parecia que a banda estava ativa e que aquele era apenas mais um show, muito lindo de se ver. Rodrigo tocando de pedal duplo, Caio super afiado e Robertinho com aquele vocal característico da NODE, porra...moshei, rodei os braços, fiz a porra toda! Covers excelentes e bem escolhidos como: Point of no Return, Mukeka di Rato, Ratos de Porão e Life is a Lie marcaram e abrilhantaram a apresentação dos caras. Perfeito, perfeito mesmo!!!E enquanto eu existir colocarei pilha pra rolar pelo menos mais um show, quero mais!!!


Foi assim que terminou nossa festa comemorativa de dois anos, já estou pensando na três anos, escolhendo bandas desde já... Mas por enquanto, fiquem com o vídeo filmado por Danilo Vieira e Fabiano Passos, editado com todo carinho por Danilo e veja alguns momentos do Festival:


http://www.youtube.com/watch?v=jev5At2XH-Q


Noiz! Venha o/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura dos melhores momentos do Palco do Rock 2009

Por: Rodrigo Gagliano. Nesta edição colaborou conosco o Rodrigo Gagliano , membro de várias bandas que foram/são importante para o cenário underground soteropolitano, dentre elas a Charlie Chaplin. O Rodrigo, acompanhou todos os dias do festival PALCO DO ROCK, e teceu suas considerações. DIVIRTAM-SE! Dia 21/02/09 – Sábado Primeiro dia. Não curti nenhuma banda. Não é só em relação a estilo, às vezes é algo que não gosto, mas posso ver algo interessante e tal. No máximo na banda grande, mas tinha muito pula-pula, muita braulêra! Na verdade não lembro da banda de Thrash Metal 80´s. Teve ainda, a Pastel de Miolos que tem algumas coisas que gosto, principalmente de coisas mais antigas, como costuma ser comigo. Dia 22/02/09 – Domingo Segundo dia. Fui com Íris e Antonio (amigos pessoais do Rodrigo) que queriam ver a primeira banda, Endiometriose . Banda de Feira de Santana, composta por meninas. Tocaram muitos covers em relação a quantidade de músicas próprias.Ponto negativo, pois ficou parec

ENTREVISTA COM NERDS ATTACK!

Em mais uma entrevista feita para o blog, trazemos dessa vez um papo que tivemos, via e-mail, com os queridos Nerds Attack! (SP). A banda fala um pouco de como foi a tour pelo Nordeste em 2007, sobre a postura da banda e claro sobre música. Espero que seja uma leitura prazerosa. 1 - Bom para começar esse papo gostaria que falassem um pouco do início da banda. Idéia para formar? Como se conheceram? A proposta e tudo mais. Nerds Attack!: Como muitos sabem, Fabiano, Xopô e Barreto, tinham outra banda, o F.O.M.I, uma banda de grindcore, o fato é que, principalmente Fabiano e Barreto, nunca gostaram de tocar grindcore, o F.O.M.I já estava à beira do fim, problemas de amizade entre alguns integrantes e tal...Em uma tarde de Domingo, em um ensaio do F.O.M.I, o baterista, que na época era o Jonas (Hoje um dos vocais do Massacre em Alphaville, grande amigo!) não compareceu, Xopô sempre estava Fabiano e Barreto, devido a amizade sempre ter sido forte, resumindo: Xopô que mora perto do estúdio

10 anos de Estopim records

Ainda em clima de quarta-feira de cinzas, com os ouvidos ainda zunindo, completamente quebrado comecei a escrever essa resenha sem no entanto saber ainda quando terminarei. O que posso de antemão dizer é que foi lindo, como eu já imaginava mais uma vez Fabiano Passos (Estopim Records) caprichou no evento e fez um dos melhores Festivais da Estopim que eu já fui, só não bateu no primeiro (esse é imbatível!!!!) Bandas, exposições, filme, comida...tudo isso compôs esse 10 ANOS DE ESTOPIM FESTIVAL. Essa edição por si só já era especial, afinal era a comemoração de 10 anos do selo Estopim Records, o selo mais importante para o hardcore baiano, me arriscaria a dizer do hardcore nordestino, bandas de diversas fases e vertentes se apresentaram numa Zauber não tão cheia como deveria ser, infelizmente o público soteropolitano é mimado e por mais que as pessoas se esforcem em fazer algo legal, o público não corresponde como deveria, uma pena. Cheguei ao local e as bandas ainda não tinha começado s