Pular para o conteúdo principal

Cobertura: Emicida em Salvador

Resenha: xDudux



Fotos: Fernando Gomes





Quando duas produtoras em franca ascensão no cenário rapper se junta você imagina o que? Dois nomes que com certeza não passam despercebido no cenário underground: Lab Fantasma (SP) e Positivoz. Claro que você pensa e espera sempre o melhor, são marcas que tem inerente a seu nome a qualidade e sinceridade, justamente por isso eu retornei ao execrado Idearium, hoje Sunshine Bar e fui curtir uma festa de alto nível.



Falemos, antes de tudo, do Sunshine Bar. Fiquei super impressionado com a estrutura do local, desde o Bar até o layout do local, tudo bem arrumado e organizado, eu que estava acostumado com o visual do Idearium me impressionei. A administração do local está de parabéns pelo trabalho feito, a casa não deixa em nada a desejar.



O Mestre de Cerimônias da noite foi escolhido a dedo: Daganja - http://www.myspace.com/mcdaganja - Os organizadores do evento acertaram em cheio na escolha. Daganja une diversas qualidades que julgo basilares em um bom Mestre de Cerimônias, a exemplo da sua simpátia e dialogo com o público. Fora isso ele ainda consegue instigar o público, sempre nos deixando animados e na vibe para uma boa festa, fora que nos momentos que resolveu cantar algumas de suas músicas trouxe um pouco do Baile Black Burn para festa, ou seja, FICOU QUENTE. E foi nesse clima quente, e se aproveitando disso, que o Dee Jay Gug - http://www.myspace.com/djgugba - entrou em cena e colocou o esqueleto da galera pra balançar. Mesclando entre sons novos como o da karol Conká e verdadeiros clássicos como Dr. Dre e Wu Tang Clan, Gug fez o Sunshine vir a baixo. Acertou também o Dee Jay em mandar "Get ur Freak on" da Missy Elliott, essa é pra balada mesmo!!!!





Com a pista ainda borbulhando, Nouve - http://www.myspace.com/nouve90 - subiu ao palco acompanhado dos Mc's Spam e Guri e fez o que posso dizer que foi seu melhor show até hoje, pelo menos das apresentações que vi. Já está óbvio que sou um grande admirador das rimas de Nouve, se não ficou claro até agora vou fazer com que fique. As músicas de Nouve simplesmente falam muito de minha pessoa e do que sinto, por isso você lerá aqui eu rasgando seda e pagandopau pra ele. Não gostou? Pula o parágrafo ou vaza do blog agora! Salvo engano o show começou com a música que dá nome ao EP "Respirando a Arte..." e seguiu com todas as outras faixa do EP, músicas essas que são de uma reflexão e levada impressionantes. Não tem como não se emocionar a ouvir "Em quem devo confiar" ou "Termo de Afinidade" que falam de sentimentos lindos, como a amizade sincera, sendo que essa última não está no EP. Senti falta de "Não é só rima", que saiu no split com outro MC de altíssimo nível aqui da cidade, Baga. Falando em bons Mc’s que dupla de Mc’s Nouve trouxe ao palco! Spam e Guri mostraram ao que vieram cantando uma faixa no meio do show, qualidade indiscutível e no melhor estilo Bate-Cabeça. Nouve finalizou o show com a belissíma e nostalgica "Velhos Tempos", tinha que finalizar em grande estilo.






Sem muita demora os incomparáveis sobem ao palco: Versu2 - http://www.myspace.com/versu2 - Um dos grupos mais influentes atualmente no rep baiano, a Versu2 difunde de forma inteligente sua música e a cultura do rep baiano. Recentemente os caras fizeram uma minitour por algumas cidades do Nordeste divulgando seu recém lançado EP "Apresento meus Amigos", que é uma compilação de sons da Versu2 com alguns convidados. Não poderia ser diferente, pois quem é acostumado a ver as apresentações do grupo sabe que nunca é uma mera celebração, sempre é uma grande festa rapper, com diversos convidados e fazendo aquela bagunça no palco. Além das músicas do EP a Versu2 executou diversas outras faixas de várias épocas do grupo, como a clássica "Coragem" ou a criativa "Que som é este man?", que mescla o hip hop com a axé music. Ainda teve de mandar "Segredo da Harmonia", música que teve um clipe muito bem recebido pela crítica especializada, clipe este que foi dirigido por Felipe Franka. A dobradinha deu tão certo que eles repetiram a dose com "Meu Habitat" e o clipe foi exibido em primeira mão ali no meio do show, mais uma vez Psyco acertou a mão e fez um clipe top, num clima totalmente ruêro. Após a exibição do clipe claro que eles mandaram a faixa ao vivo e o show seguiu com as participações de Doga Love, Fall Clássico, Daganja, Iure Loppo (In.vés/Coro de rato) e eles que foram considerados pelo próprio grupo os melhores mc’s da cidade: Haggar e Diego 157, eu acrescentaria que além de excelentes mc’s são beatmakers de bastante competência. Como eu havia dito, não é um show e sim uma verdadeira celebração.







Sem deixar a peteca cair, Dee Jay Niack toma de assalto as pick ups e faz um set genuinamente brasileiro, um prato cheio para os amantes do bom rep nacional. E pelo que vi o set agradou e muito, não apenas porque geral estava se balançando freneticamente, mas porque dava pra ouvir a galera cantarolando ao som de verdadeiros clássicos nacionais.



E nesse clima de rep nacional de alto nível que ele, o zica da rima sobe ao palco do Sunhine para mostrar o que há de melhor atualmente no rep nacional: Emicida! - http://www.myspace.com/emicida - Quando Emicida se apresentou aqui pela primeira vez ele tinha apenas a sua primeira mixtape, "Pra quem já mordeu um cachorro por comida eu até que cheguei longe" e estava ascendendo no mercado musical de forma assombrosa, de lá pra cá ele já lançou 1 single "Avua Besouro", mais 3 mixtapes ("Sua mina ouve meu rap também", Emicídio, "Doozicabraba e a Revolução Silenciosa") e mais um single em parceria com Mart'Nália, todos os lançamentos foram e continuam sendo sucesso absoluto, ele se apresentou nos mais diversos canais de TV, fez parceiras com diversos artistas, tocou no grande festival Coachella Festival (EUA), mas uma coisa não mudou: O CD continua a 5 Reais! Será esse o sucesso do MC? Com certeza não! Rimas de qualidades, bases bem elaboradas, sinceridade, amor e dedicação ao que acredita, humildade e simplicidade são alguns dos ingredientes que compõe o jeito de ser de Emicida e acabam, por tabela, influenciando em sua música e agradando uma grande quantidade de pessoas. Com tantos lançamentos, já citados acima, era certo que o show teria uma grande duração, pois o rapper não poderia vir a Salvador e não tocar "E.M.I.C.I.D.A. (Adoooro)" ou "Sozim", verdadeiros clássicos da primeira mix. Emicida é conhecido por ter excelentes Love Songs, não é a toa que fez uma mix juntando algumas delas. Se aproveitando disso ele fez uma seqüência no show para quem estava sofrendo de amor, buscando um amor ou com seu amor. A seqüência teve entre as músicas "Vacilão", "Ela Diz" e "Um final de semana". Quando executou "Pra não ter tempo Rua" a galera respondeu em uma só voz ao questionamento: "O que vocês são? A RUA!". Do 'Emicídio" teve a tão aclamada "Rua Augusta, "I love Quebrada" e "Então Toma". Claro que se fez necessária a execução das recém lançadas músicas do Doozicabraba, como a ácida "Licença Aqui", a marota "Num é só ver" e claro, a que considero que melhor representa essa mixtape "Zica, Vai Lá...". Durante a apresentação do Emicida, lá pelas 4 da manhã, ouve uma queda de enérgia que logo retornou, mas infelizmente caiu novamente. A queda ocorreu devido a um acidente nas proximidades do evento onde uma Blazer derrubou dois postes deixando parte do bairro sem luz. Pareceria que ali o show tinha terminado, mas faltava ainda uma música a ser tocada: "Triunfo". Vocês acham que o zica iria sair de Salvador sem toca-la? Não mesmo! Ele triunfou mais uma vez e quem estava no show pode apreciar um dos momentos mais lindos do rep nacional, Emicida mandando "Triunfo" acappella e geral cantando junto, tendo como iluminação apenas de alguns celulares, porém nem precisava dessas luzes, pois o brilho dessa apresentação histórica já iluminava e muito o ambiente.

Comentários

Neila Bahia disse…
Senti como se estivesse ido. Isso, sim, é uma resenha!

Saudades de vir aqui, prometo voltar sempre...

Bjão, gangueiro! (:
Eduardo disse…
Neila: Que bom, a intenção sempre é essa!!!!

Bjus
Anônimo disse…
Uma Merda!

Axé bomba!
Eduardo disse…
Anônimo: Concordo.

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura dos melhores momentos do Palco do Rock 2009

Por: Rodrigo Gagliano. Nesta edição colaborou conosco o Rodrigo Gagliano , membro de várias bandas que foram/são importante para o cenário underground soteropolitano, dentre elas a Charlie Chaplin. O Rodrigo, acompanhou todos os dias do festival PALCO DO ROCK, e teceu suas considerações. DIVIRTAM-SE! Dia 21/02/09 – Sábado Primeiro dia. Não curti nenhuma banda. Não é só em relação a estilo, às vezes é algo que não gosto, mas posso ver algo interessante e tal. No máximo na banda grande, mas tinha muito pula-pula, muita braulêra! Na verdade não lembro da banda de Thrash Metal 80´s. Teve ainda, a Pastel de Miolos que tem algumas coisas que gosto, principalmente de coisas mais antigas, como costuma ser comigo. Dia 22/02/09 – Domingo Segundo dia. Fui com Íris e Antonio (amigos pessoais do Rodrigo) que queriam ver a primeira banda, Endiometriose . Banda de Feira de Santana, composta por meninas. Tocaram muitos covers em relação a quantidade de músicas próprias.Ponto negativo, pois ficou parec

ENTREVISTA COM NERDS ATTACK!

Em mais uma entrevista feita para o blog, trazemos dessa vez um papo que tivemos, via e-mail, com os queridos Nerds Attack! (SP). A banda fala um pouco de como foi a tour pelo Nordeste em 2007, sobre a postura da banda e claro sobre música. Espero que seja uma leitura prazerosa. 1 - Bom para começar esse papo gostaria que falassem um pouco do início da banda. Idéia para formar? Como se conheceram? A proposta e tudo mais. Nerds Attack!: Como muitos sabem, Fabiano, Xopô e Barreto, tinham outra banda, o F.O.M.I, uma banda de grindcore, o fato é que, principalmente Fabiano e Barreto, nunca gostaram de tocar grindcore, o F.O.M.I já estava à beira do fim, problemas de amizade entre alguns integrantes e tal...Em uma tarde de Domingo, em um ensaio do F.O.M.I, o baterista, que na época era o Jonas (Hoje um dos vocais do Massacre em Alphaville, grande amigo!) não compareceu, Xopô sempre estava Fabiano e Barreto, devido a amizade sempre ter sido forte, resumindo: Xopô que mora perto do estúdio

Cobertura: Lançamento EP da Weise

Resenha: xDudux Fotos: Divulgação, Fotolog Weise, Maria Claudia Vou começar logo dizendo que o show foi uma merda, não pela qualidade das bandas ou pelo local e sim pelo público que mais uma vez decepcionou não indo ao show. Engraçado que tinha um bom tempo que não ia a um show roque undergrudi e esse eu estava cheio de expectativas, achei realmente que iria dar certo, o line up estava muito bom, mas não sei o que acontece nessa merda de cidade que a galera não quer tirar o cu de casa. O show da Charlie Chaplin - http://www.myspace.com/charliechaplingoveia - foi bem frio e bastante diferente dos shows da Charlie Chaplin que estou habituado. Executaram o mesmo set dos últimos shows que fui, porém surpreenderam com covers como "I Thought It Was Only A Brand New Start" , da banda paulista Dance of Days e da também paulista Shame. Fora esses ainda mandaram um " One armed Scissor", da norte americana At the Drive-In, nesse momento acontece o primeiro evento No S