Pular para o conteúdo principal

Jogo Limpo e Instituto no projeto Música em todos os ouvidos


Mais uma experiência em resenhas vou unir dois eventos em uma resenha. Sexta Feira, 06/11/2009, Salvador estava fervilhando de coisas boas. Fiquei sabendo de última hora que iria rolar aqui em SSA Instituto tocando músicas de Tim Maia, e olhe que eu já ia sair pra Zauber nesse mesmo dia para ver o show feito pela Jogo Limpo, onde dentre muitas atrações rolaria o rapper carioca Gutierrez. Então segue minha sexta feira noturna!

Saí da faculdade voando para não me atrasar pro show do que rolaria na Praça Pedro Arcanjo/Pelourinho, ao chegar no Pelô não vejo muito movimento e de cara encontrei com Daniel e seu naipe escolar, ficamos por ali papeando enquanto não começava o show, passado um tempo chegou Jan e se juntou a gente, foi quando descobrimos que o show atrasaria mais. "QUE BELO ATRASO"!!!!Por conta dele pudemos ficar conversando um bom tempo e Jan nos mostrou um pouco do Pelourinho, lugares que ainda não conhecia, em especial o Albergue das Laranjeiras um lugar bem agradável e tranqüilo para se conversar e comer algo. Bem, matamos o tempo e voltamos para Pedro Arcanjo, onde já estava rolando o show de DÃO - http://www.myspace.com/daoeacaravanablack que mais me pareceu um Ray Charles do Capão. O cara tem uma banda sensacional que o acompanha, detalhe para as dancinhas do trio de metais. Parece ter agradado o público presente, pois saiu do palco bastante ovacionado.

Falando em público, creio que esse seria bem maior se houvesse uma maior divulgação do evento, mas estava bem cheio.

O INSITUTO - http://www.myspace.com/instituto - apresentava pela primeira vez em Salvador o tão aguardado show Instituto Racional, onde os caras mandam sons do disco Racional Vols. 1 e 2, do grande síndico Tim Maia. Só para dá uma base do que foi o coletivo Instituto naquela noite estavam no mesmo palco: Daniel Ganjaman, B.Negão, Kamau, Catatau (Cidadão Instigado) e Carlos Dafé, músico que tocou com o Tim Maia na fase Racional. O tributo por si só era certeza de sucesso, ainda mais com uma banda dessas, não tinha como não ser. Daniel Ganjaman impressionou bastante com sua voz, não sabia que o cara cantava tão bem assim; Kamau arrupiou no freestyle, deixando boquiabertos os presentes com sua metralhadora de rimas; B Negão, era o próprio Tim Maia!
Músicas como "Imunização racional", "Energia racional", "Guiné Bissau, Moçambique e angola racional" fizeram a galera cantar e se deliciar com o melhor da blackmusic. Pra fuder tudo, os caras tocaram "Rational Culture", que putaquepariu é um dos melhores grooves que já ouvir. Na hora que mandaram "Ela partiu", B Negão fez menção ao Racionais MC's que sampleou essa música em sua faixa "O homem na estrada", eu já tava com a garganta doendo de cantar, mas esse era só o esquente da noite, e da Pedro Arcanjo fui pra Ladeira da Montanha, mais especificamente a casa de shows Zauber, onde a festa Jogo Limpo já estava bombando, e pra contar como foi o começo dessa festa Gabriel Gomes vai largar o doce, panka!





Em uma noite de sexta, onde eu achei que tudo daria errado, eu e minha companheira (minha moto) fomos para a Zauber, conferir o evento: Jogo Limpo com os shows de: MC Daganja, Loquaz e Gutierrez (RJ).

Marcado para começar as 21:00 horas, a festa começou mesmo por volta de 23:30, quando o Mestre de Cerimônias da noite MC SPOK - http://www.myspace.com/mcspok - juntamente com Mc Baga - http://www.myspace.com/bagamc - resolveram fazer um pocketshow, composto de músicas solo de Spok e algumas da SCP (grupo formado pelos Mc’s Filó, Betinho, Pacato,Spok e Baga) - http://www.myspace.com/scpforever -, nessa pequena Jam session Mc Spok deu uma previa do que será o EP com previsão de lançamento para o mês de dezembro.

Depois de um belo aquecimento, eis que sobem ao palco os MC’s Sereno, Fall e Leo Souza, dando inicio ao show da LOQUAZ - http://www.myspace.com/loquaz.
Essa foi a primeira oportunidade de conferir o som dos caras e de cara gostei, se não me falha os neurônios a primeira música falava da noite e coisas do gênero, e ao decorrer da apresentação percebi que quase não dava pra distinguir quem era grupo, quem era publico, a interação era mútua!!!

Nessa hora eu já chegava com o meu parceiro (não é uma moto, e sim o zica da foto Fernando Gomes) na Zauber, cheguei e tava rolando discotecagem e coisa e tal, fiquei ali por fora tomando um vento e conversando, enquanto isso já povoavam o palco da Zauber DAGANJA - http://www.myspace.com/mcdaganja - e sua trupe, e como eu previa quase não dava no palco essa batera toda, mas e daí? O palco não é o limite, e por muitas vezes Daganja desceu do palco pra cantar cara a cara com a galera. A interação com o público não parou por ai, o cara sabe trazer pra si a galera e todo mundo já na primeira música estava no mesmo clima. Com essa formação nova deu pra ele explorar melhor outras influências, como por exemplo o samba, bem nítido na música "Verso e Prosa". Daganja não satisfeito com o palco lotadasso só com a sua banda fez questão de trazer vários convidados como Rangell (Versu2), Spok (157 Nervoso, cantando uma música que acho que é dessa mesma banda), Fall (Loquaz), fazendo um freestyle cabuloso com o MC paulista Kamau, que tava curtindo o show e também entrou na roda de rima, ainda teve tempo de convidar o MC Dimak, para cantar ao seu lado a faixa "A cada passo". Rolou ainda uma homenagem ao criador do estilo Samba Reggae, Neguinho do Samba, falecido esse mês, e a versão ficou tão boa que merece ser gravada.

Foi nessa vibe positiva que o carioca GUTIERREZ - http://www.myspace.com/bandidoprodigio - subiu ao palco, e começou a destilar toda sua acidez, com rimas pesadas e impróprias para os ouvidos mais puritanos, porém com uma carga de sinceridade altíssima o cara nem precisava cantar, porque o público tinham as rimas da Mixtape Corpo Fechado na ponta da língua, principalmente a música "Vai tomar no cu Cabal", um verdadeiro clássico, mas o melhor da noite veio logo em seguida, pra quem já acha a faixa citada pesada, tem que ouvir a nova música de Gutierrez feita com toda raiva e ódio para Cabal, aquilo não é mais nem uma música é ofensa ritmada, recebaaa!Eu mal acreditava naquilo que tava ouvindo, foda demais, foi mexer com quem não devia dá nisso..."mexe com os outros vai, mexe até se quebrar". Além dessa música o rapper mostrou algumas faixas inéditas, pelo menos para mim, e no final encerrou com um gran finale pra ninguém botar defeito, só as introduções da excelente promo "Esse é meu reino", só deixando a galera no gostinho. Um dos pontos máximos do show foi o encontro de Gutierrez, Daganja e Lucas Kintê, cantando a música "Fogo e Fumaça", que está na mixtape "Corpo Fechado", porém não com a versão cantada pelos caras, essa versão vocês podem baixar no link: http://www.4shared.com/file/143504377/7af01bed/Gutierrez_part_Daganja__Lucas_Kint_-_Fogo__Fumaa__Bahia_Remix_.html

Com o sol já quase raiando fui pra casa de minha namorada satisfeitíssimo com minha sexta feira musical.

Comentários

Blequimobiu disse…
Mais uma louca, mais "Ray Charles do Capão" superou geral... hehehehe!
x Toma na Cara x disse…
hahahahahahaha na hora que vi o cara e todo seu estilo pensei nisso! hehehehehehehehe
Juli disse…
só rola minha casa aqui, vou passar a cobrar por cada post que ela é citada hauhauahuahu!
:**
x Toma na Cara x disse…
uhauhauhuhauhauhauhauhaah daqui a pouco você vai querer cobrar o pernoite.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
x Toma na Cara x disse…
Sim foi muitooooooo bommm!!!!Uma sexta feira sensacional.

E amanhã tem mais música no Pelô!!!!!!!!Muito SKA!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura dos melhores momentos do Palco do Rock 2009

Por: Rodrigo Gagliano. Nesta edição colaborou conosco o Rodrigo Gagliano , membro de várias bandas que foram/são importante para o cenário underground soteropolitano, dentre elas a Charlie Chaplin. O Rodrigo, acompanhou todos os dias do festival PALCO DO ROCK, e teceu suas considerações. DIVIRTAM-SE! Dia 21/02/09 – Sábado Primeiro dia. Não curti nenhuma banda. Não é só em relação a estilo, às vezes é algo que não gosto, mas posso ver algo interessante e tal. No máximo na banda grande, mas tinha muito pula-pula, muita braulêra! Na verdade não lembro da banda de Thrash Metal 80´s. Teve ainda, a Pastel de Miolos que tem algumas coisas que gosto, principalmente de coisas mais antigas, como costuma ser comigo. Dia 22/02/09 – Domingo Segundo dia. Fui com Íris e Antonio (amigos pessoais do Rodrigo) que queriam ver a primeira banda, Endiometriose . Banda de Feira de Santana, composta por meninas. Tocaram muitos covers em relação a quantidade de músicas próprias.Ponto negativo, pois ficou parec

ENTREVISTA COM NERDS ATTACK!

Em mais uma entrevista feita para o blog, trazemos dessa vez um papo que tivemos, via e-mail, com os queridos Nerds Attack! (SP). A banda fala um pouco de como foi a tour pelo Nordeste em 2007, sobre a postura da banda e claro sobre música. Espero que seja uma leitura prazerosa. 1 - Bom para começar esse papo gostaria que falassem um pouco do início da banda. Idéia para formar? Como se conheceram? A proposta e tudo mais. Nerds Attack!: Como muitos sabem, Fabiano, Xopô e Barreto, tinham outra banda, o F.O.M.I, uma banda de grindcore, o fato é que, principalmente Fabiano e Barreto, nunca gostaram de tocar grindcore, o F.O.M.I já estava à beira do fim, problemas de amizade entre alguns integrantes e tal...Em uma tarde de Domingo, em um ensaio do F.O.M.I, o baterista, que na época era o Jonas (Hoje um dos vocais do Massacre em Alphaville, grande amigo!) não compareceu, Xopô sempre estava Fabiano e Barreto, devido a amizade sempre ter sido forte, resumindo: Xopô que mora perto do estúdio

10 anos de Estopim records

Ainda em clima de quarta-feira de cinzas, com os ouvidos ainda zunindo, completamente quebrado comecei a escrever essa resenha sem no entanto saber ainda quando terminarei. O que posso de antemão dizer é que foi lindo, como eu já imaginava mais uma vez Fabiano Passos (Estopim Records) caprichou no evento e fez um dos melhores Festivais da Estopim que eu já fui, só não bateu no primeiro (esse é imbatível!!!!) Bandas, exposições, filme, comida...tudo isso compôs esse 10 ANOS DE ESTOPIM FESTIVAL. Essa edição por si só já era especial, afinal era a comemoração de 10 anos do selo Estopim Records, o selo mais importante para o hardcore baiano, me arriscaria a dizer do hardcore nordestino, bandas de diversas fases e vertentes se apresentaram numa Zauber não tão cheia como deveria ser, infelizmente o público soteropolitano é mimado e por mais que as pessoas se esforcem em fazer algo legal, o público não corresponde como deveria, uma pena. Cheguei ao local e as bandas ainda não tinha começado s