Pular para o conteúdo principal

Cobertura: 5ª Verdurada de Recifie

Texto: xDudux

Fotos: Priscila Lima e Promos


Resenha interestadual! Iniciei minhas férias em grande estilo! Logo na sexta, saí do trabalho no horário de almoço e rumei pra Hellcife, sim capital pernambucana de pessoas agradáveis e acolhedoras para ver/participar da quinta edição da Verdurada naquela cidade. Cheguei na city, fui pra casa de mainha e à noite peguei o buzão pro Recife Antigo, local do show. Foda que como sempre na zéruelagem eu esqueci o nome do local exato do show e ai fui andando na tora mesmo, quando passo em uma das pontes e vejo o cartaz colado (lambe-lambe salva!!!), ai vi que o show seria na Estação Reggae e foi bem tranquilo de achar o local, sentei e fiquei esperando pessoas conhecidas chegarem para ficarmos papeando, quando a organização começou a cobrar os ingressos adentrei o recinto e montei a banquinha, aqui tenho que citar que as banquinhas estavam uma coisa linda de se ver, variedade de todo o tipo e para todos os gostos musicais ou literários.


Começa a exibição do documentário "A Revolução dos Cocos" e logo após a Libellulla - http://www.facebook.com/libellulla.banda - se apresenta, mostrando um metal/hardcore muito repetitivo e que aos meus ouvidos soou bem chato. O vocal era bem agressivo e a presença de palco era bem empolgante, já as faixas executadas não empolgaram tanto, ainda falando do vocal, era visível que o mesmo estava se esforçando ao máximo na apresentação, digo isso pois percebi que ele tem o mesmo problema que eu, aparentemente estava com dor de cabeça e as veias de sua cabeça pulsavam demais, mesmo assim o mesmo conseguiu terminar o show vivo.


A segunda eram os meus conterrâneos da Dispor http://dispor.wordpress.com - que estavam ali fazendo seu primeiro show fora dos limites baianos, e não decepcionaram. Tocando um punk bem empolgante, que beira a agressividade do hardcore, a banda fez um show bem descontraído e agitado, o vocal de Valéria está ainda melhor que na época da Silvia Saint vs Rocco e Antônio piorou o vocal, porque não tem mais aquele vocal de guri da época da Heróis de Nós Mesmos que eu tanto gostava, mas isso não importa, basta dizer que ambos saltitavam durante a execução das músicas e que no intervalo delas sempre tentavam falar sobre a temática das letras ou assuntos diversos, julgados interessantes pela banda.





Fechando o primeiro bloco de shows a local Como Desistir? - http://soundcloud.com/comodesistir - veio ainda mais empolgante que a banda anterior. Lançando sua demo, a banda expôs um hardcore carregado de oitavadas melódicas e um vocal bem competente de Braytner "R.D.". Quem é chegado num hardcore melódico agressivo não pode deixar de ver ou pelo menos ouvir a demo dos caras, essa foi uma grande descoberta do Tomanacara em 2011, certo que no apagar das luzes de 2011, mas mesmo assim foi uma excelente descoberta! Falando nisso, vale lembrar que dia 13/01/2012 a banda se apresenta pela primeira vez em Salvador, procure o caminho que acharás.


Pausa para comermos a deliciosa feijoada vegana e ao mesmo tempo vermos a palestra sobre "Vida Além do Consumo" ministrada pelo Coletivo Revolcultura. Disse palestra, pois a idéia inicial seria de um debate, porém o pessoal ficou meio acanhado e apenas ouvindo os facilitadores, o que não foi ruim, pois foram abordados temas bem interessantes.

Descansado e preparado era a hora do moshpit! Come Alive, banda de Campina Grande (PB), era uma banda que estava muito afim de ver ao vivo, desde que vi alguns vídeos no youtube, a empolgação não foi nem um pouco frustrada, pois a banda tinha realmente o espírito que estava buscando, aquele da época de mais moleque, quando socar o chão era divertido. E assim o fiz, moshei gostoso ao som dessa banda, que dosa bem o peso e a cadência das músicas. O vocal da menina bota muito muleque no bolso, agressivo demais e bem encaixado nas músicas. Achei apenas que o baterista poderia ter aliviado menos na bateria e soltado mais a mais, a banda pede isso, tem que espancar sem pena rapá!

Já que falei do baterista acima, vou começar falando dessa banda dizendo que o baterista não é normal, não tem condições não, o cara estava fodendo com tudo e não esboçava uma mínima expressão de sentimento, frio e técnico o baterista da Rabujos - www.twitter.com/RabujosGrind - me impressionou bastante, em verdade não só o baterista como a banda toda me deixou boquiaberto, outra excelente descoberta do Tomanacara, que banda linda! O vocal era perfeito e a guitarra era tão estrondeante que mal dava pra sentir a falta do baixista, que ao que parece saiu recentemente da banda. Grindcore podre e enérgico, assim é a Rabujos uma banda que tem que vir pras bandas de cá logo, pois coisa boa assim é difícil de se ver por aqui. Sem medo de ser feliz afirmo que foi a melhor banda do festival e também o melhor show, saí com dor no pescoço de tanto bater cabeça ao som do Rabujos.


O Elo Coletivo e Oxenti Records estão de parabéns pelo evento, tudo muito bem organizado e numa vibe bem positiva. Parabéns também a todas as pessoas que de alguma forma colaboraram para o bom andamento do Festival, acho que a coletividade real é essa a participativa e não a de apenas discussões que não leva a lugar nenhum na prática.


Link para o vídeo da Come Alive na 5ª Verdurada de Recife:


http://vimeo.com/33970629

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura dos melhores momentos do Palco do Rock 2009

Por: Rodrigo Gagliano. Nesta edição colaborou conosco o Rodrigo Gagliano , membro de várias bandas que foram/são importante para o cenário underground soteropolitano, dentre elas a Charlie Chaplin. O Rodrigo, acompanhou todos os dias do festival PALCO DO ROCK, e teceu suas considerações. DIVIRTAM-SE! Dia 21/02/09 – Sábado Primeiro dia. Não curti nenhuma banda. Não é só em relação a estilo, às vezes é algo que não gosto, mas posso ver algo interessante e tal. No máximo na banda grande, mas tinha muito pula-pula, muita braulêra! Na verdade não lembro da banda de Thrash Metal 80´s. Teve ainda, a Pastel de Miolos que tem algumas coisas que gosto, principalmente de coisas mais antigas, como costuma ser comigo. Dia 22/02/09 – Domingo Segundo dia. Fui com Íris e Antonio (amigos pessoais do Rodrigo) que queriam ver a primeira banda, Endiometriose . Banda de Feira de Santana, composta por meninas. Tocaram muitos covers em relação a quantidade de músicas próprias.Ponto negativo, pois ficou parec

ENTREVISTA COM NERDS ATTACK!

Em mais uma entrevista feita para o blog, trazemos dessa vez um papo que tivemos, via e-mail, com os queridos Nerds Attack! (SP). A banda fala um pouco de como foi a tour pelo Nordeste em 2007, sobre a postura da banda e claro sobre música. Espero que seja uma leitura prazerosa. 1 - Bom para começar esse papo gostaria que falassem um pouco do início da banda. Idéia para formar? Como se conheceram? A proposta e tudo mais. Nerds Attack!: Como muitos sabem, Fabiano, Xopô e Barreto, tinham outra banda, o F.O.M.I, uma banda de grindcore, o fato é que, principalmente Fabiano e Barreto, nunca gostaram de tocar grindcore, o F.O.M.I já estava à beira do fim, problemas de amizade entre alguns integrantes e tal...Em uma tarde de Domingo, em um ensaio do F.O.M.I, o baterista, que na época era o Jonas (Hoje um dos vocais do Massacre em Alphaville, grande amigo!) não compareceu, Xopô sempre estava Fabiano e Barreto, devido a amizade sempre ter sido forte, resumindo: Xopô que mora perto do estúdio

10 anos de Estopim records

Ainda em clima de quarta-feira de cinzas, com os ouvidos ainda zunindo, completamente quebrado comecei a escrever essa resenha sem no entanto saber ainda quando terminarei. O que posso de antemão dizer é que foi lindo, como eu já imaginava mais uma vez Fabiano Passos (Estopim Records) caprichou no evento e fez um dos melhores Festivais da Estopim que eu já fui, só não bateu no primeiro (esse é imbatível!!!!) Bandas, exposições, filme, comida...tudo isso compôs esse 10 ANOS DE ESTOPIM FESTIVAL. Essa edição por si só já era especial, afinal era a comemoração de 10 anos do selo Estopim Records, o selo mais importante para o hardcore baiano, me arriscaria a dizer do hardcore nordestino, bandas de diversas fases e vertentes se apresentaram numa Zauber não tão cheia como deveria ser, infelizmente o público soteropolitano é mimado e por mais que as pessoas se esforcem em fazer algo legal, o público não corresponde como deveria, uma pena. Cheguei ao local e as bandas ainda não tinha começado s